quinta-feira, 5 de julho de 2012

Samba

A finalidade do serviço Samba é permitir que estações Linux e Windows, em uma rede, compartilhem recursos entre si. Através do Samba, o Linux pode servir clientes Windows, tornando-se:
  • Servidor de arquivos;
  • Servidor de impressão;
  • Servidor de autenticação e autorização;
  • Servidor de nomes Windows.
Então para isso a equipe Falcon Music optou fazer a instalação e configuração deste serviço no servidor da empresa.

- Para isso primeiramente é necessário fazer a instalação do serviço através do seguinte comando: "apt-get install samba"

- Após a instalação do mesmo, é necessário acessar o diretório "etc" estando como usário "root" devemo ir até o diretório com o comando: "cd /etc". Então devemos acessar o diretório do Samba através do comando: "cd samba".

- Por questões de segurança optamos por fazer um backup do arquivo "smb.conf" para assim não ter nenhum risco de perdas. Para isso usamos o seguinte comando: "cp smb.conf smb.conf.bkp".

- Então depois do backup ter sido finalizado devemos abrir o arquivo "smb.conf" através do editor de textos com o comando: "nano smb.conf".

- Neste arquivo devemos ir a guia "Authentication" e tirar o comentário "#" do "Security" e colocar escrito "share". Como podemos ver na imagem a seguir.
















- Então após esta alteração ter sido efetuada, devemos ir ao final deste arquivo e inserir algun códigos:

- [publico]

- path = /publico

- guest ok = yes

- browse able = yes

- writeable = yes

- public = yes

- directory mask = 0777

- creat mask = 0777

- guest = yes

- Após os códigos serem inseridos, devemos salvar o arquivo pressionando "Ctrl O" e fecha-lo pressionando "Ctrl X". A imagem a seguir é referente aos códigos inseridos no arquivo, momentos antes de ser salvo.
















- Então após o arquivo ter sido fechado, devemos criar uma pasta no servidor chamada de "publico" através do seguinte comando: "mkdir /publico". Consequentemente devemos dar permissão a esta pasta através do comando: "chmod 777 /publico". Então após isso devemos reiniciar o Samba para que as novas configurações sejam aplicadas, para isso devemos inserir o seguinte comando: "service samba restart".

- Para executar este serviço, devemos ir para a estação de trabalho do Windows XP e na guia superior do Meu Computador, digitar o IP do servidor Linux, para assim poder acessar a pasta "publico" que foi criada anteriormente, como podemos ver na imagem a seguir.

- Então após isso devemos abrir novamente o arquivo "smb.conf" e digitar mais alguns códigos:

- [www]

- path = /www

- guest ok = yes

- browse able = yes

- writeable = yes

- public = yes

- directory mask = 0777

- creat mask = 0777

- guest = yes

- Após os códigos serem inseridos, devemos salvar o arquivo pressionando "Ctrl O" e fecha-lo pressionando "Ctrl X". A imagem a seguir é referente aos códigos inseridos no arquivo, momentos antes de ser salvo.















- Então após o arquivo ter sido fechado, devemos criar uma pasta no servidor chamada de "www" através do seguinte comando: "mkdir /www". Consequentemente devemos dar permissão a esta pasta através do comando: "chmod 777 /www". Então após isso devemos reiniciar o Samba para que as novas configurações sejam aplicadas, para isso devemos inserir o seguinte comando: "service samba restart".

- Para executar este serviço, devemos ir para a estação de trabalho do Windows XP e na guia superior do Meu Computador, digitar o IP do servidor Linux, para assim poder acessar a pasta "www" que foi criada anteriormente, como podemos ver na imagem a seguir.

PuTTy

O PuTTy é um cliente de SSH destinado a promover o acesso remoto a servidores via Shell Seguro - SSH - e a construção de "túneis" criptografados entre servidores.

Para facilitar o acesso ao servidor Linux, a equipe Falcon Music optou por fazer a instalação deste serviço para que possamos acessar o servidor através da estação de trabalho Windows XP.

- Então para isso é necessário instalar um SSH no servidor Linux através do comando: "apt-get install ssh-server".

- Após isso devemos ir a estação de trabalho do Windows XP e fazer o download na Web do PuTTY que se resume em um aplicativo que fará com que acessamos o servidor através Linux através do Windows.

- Após o término do download, é necessário executá-lo e inserir o endereço de IP do servidor Linux, e consequentemente dar Open.

- Então depois de termos dado Open, poderemos usufruir de todas as funcionalidades do servidor Linux, através do Windows. A imagem a seguir é referente ao acesso sendo feito pelo PuTTy e do funcionamento do mesmo através do Windows.





PhpMyAdmin



phpMyAdmin é uma aplicação de fácil utilização que serve para controlar seu banco de dados MySql. Você pode utilizá-lo para criar, copiar, deletar, renomear e alterar tabelas, fazer a manutenção de tabelas, deletar, editar e adicionar campos, exportar ou importar um banco de dados.


- Para se iniciar a instalação deste serviço, primeiramente é necessário fazer a instalação e configuração do banco de dados MySQL Server, através do comando: "apt-get install mysql-server"

- Durante a configuração do MySQL Server é necessário definir uma senha para acesso ao Banco de Dados, a mesma foi definida pelos padrões da empresa.

- Então após o término da configuração, devemos fazer a instalação do serviço PhpMyAdmin, através do seguinte comando: "apt-get install phpmyadmin". Após isso, devemos iniciar a configuração do serviço e definir novamente uma senha para acesso ao gerenciador do Banco de Dados chamada de PhpMyAdmin. A imagem abaixo é referente a tela onde devemos definir a senha.















- Então a senha foi novamente definida pelos padrões da empresa, para assim não haver nenhum tipo de confusão com senhas. Após isso é necessário definir qual servidor será usado pelo PhpMyAdmin, como já vimos anteriormente para tal função configuramos o Apache, sendo assim usaremos este servidor para "correr" o PhpMyAdmin. A imagem a seguir é referente a esta escolha de servidor.















- Após isso é necessário ir a estação de trabalho do Windows XP e acessar a Web e digitar o seguinte endereço: "192.168.10.253/phpmyadmin", este endereço é o IP do servidor Linux, juntamente com o serviço que foi configurado. Sendo assim estaremos na tela de login do PhpMyAdmin onde devemos inserir o usuário que é sempre chamado de "root" bem como a senha que foi definida anteriormente, como podemos ver na imagem a seguir.















- Então após o login ter sido efetuado, estaremos na tela principal do gerenciados do Banco de Dados, onde poderemos criar Bancos de Dados, importar, analisar, entre outras funções. A imagem a seguir é referente a tela principal do gerenciador de Banco de Dados PhpMyAdmin.
















- Sendo assim a equipe Falcon Music, importou o Banco de Dados, para o servidor Linux e faz o acesso através da estação de trabalho do Window XP.

FTP

FTP é um protocolo de envio de dados. É usado, para enviar dados de um computador para o outro.
A maioria dos bons sites de hospedagem permitem que você mande os arquivos de seu site através de um programa que se utilize desse protocolo. É pratico e bem mais rápido do que carregar através da página do servidor.

Através disso a equipe Falcon Music, desenvolveu a instalação e configuração do serviço de FTP, no servidor Linux, fazendo uso da distribuição Debian 6.0.4. Para tal tarefa foram seguidos alguns passos de suma importância que serão descritos abaixo.

- Para se iniciar é necessário fazer a instalação do serviço através do Debian,usando o comando "apt-get install proftpd".

- Então durante a instalação do serviço, teremos que marcar algumas opções para que o mesmo funcione sem maiores problemas. Na imagem a seguir podemos ver que para a instalação do serviço, devemos escolher entre duas opções, sendo que a primeira cria a cada conexão um novo processo, já a segunda opção que é chamada de "autônomo" cria somete processos quando os Ip's forem diferentes, então optamos escolher a segunda opção como mostra a imagem.















- Então após a configuração do serviço, podemos acessar a estação de trabalho do Windows XP e entrar no Meu Computador e digitarmos na aba superior o seguinte endereço: ftp://192.168.10.253 que nada mais é que o IP do servidor em Linux da empresa. Então quando digitarmos o endereço, aparecerá uma tela de login, onde teremos que colocar o nome de usuário e senha do servidor Linux, como mostra a imagem a seguir.
















- Então após colocarmos o usuário e a senha e não der falha alguma, o serviço estará totalmente configurado e poderemos colocar todos os arquivos no FTP para assim acessar via web. A imagem a seguir é referente ao local onde colocamos todos os arquivos.






terça-feira, 3 de julho de 2012

Apache

Durante a última semana a equipe Falcon Music se deteve na total configuração do servidor em Linux da empresa, sendo assim traremos a tona todas as etapas através de algumas postagens por este meio, a começar pela instalação do serviço Apache que é o servidor Web Livre mais usado no mundo ou seja com ele é necessário transformar seu desktop em um servidor, para acessar páginas ou sistemas desenvolvidos para Web, sem precisar estar conectado a internet, através do "localhost".

Então para a configuração do mesmo, foi necessário estar logado como "root" em nosso servidor Linux, com a distribuição Debian 6.0.4 de Arquitetura 32 Bits, para então dar início a instalação usando os seguintes comandos:

- apt-get install apache2 (Comando usado para a instalação do serviço no servidor, sendo que o mesmo é buscado no próprio DVD do Debian).

- Após ter sido instalado é necessário ir ao diretório "www" que falaremos a seguir usando o seguinte comando: "cd /var/www".

- Estando dentro do diretório "www" é necessário ir para o seguinte diretório: "cd /etc/apache2/site-available", onde será necessário fazer a alteração de algumas configurações.

- Então é necessário abrir este arquivo com o editor de textos "Nano" com o seguinte comando: "nano default".

- Após o arquivo ter sido aberto será necessário a inserção de alguns códigos neste arquivo, que serão descritos abaixo:

- <VirtualHost *:80>
   ServerName www.falconmusic.com.br
   DocumentRoot /var/www
   </VirtualHost>

- A imagem a seguir traz a tona estas configurações sendo aplicadas no presente arquivo.















- Após a inserção das linhas é necessário salvar através do comando "Ctrl O" para então poder fechar através do comando "Ctrl X".

- Para finalizar precisamos executar o comando "service apache2 restart" para testar se o serviço está funcionando, então após carregar os arquivos se não houver falha, o Apache 2 estará funcionando com êxito, e podemos dar um "reboot".

Diagrama de Redes

Um diagrama de rede pode representar a seqüência de operações em um projeto ou a seqüência de uma única operação dentro de um projeto. No Sistema de Projetos, é possível exibir graficamente diversos elementos estruturais de um projeto e as respectivas interdependências.


No decorrer do semestre a equipe Falcon Music, desenvolveu o Diagrama de Redes, através do software Microsoft Office Visio Premium, fazendo uma projeção da empresa, sendo assim foram desenhadas todas as peças da empresa, que citaremos a seguir, com todos os equipamentos presentes na mesma, bem com decoração e toda a parte de cabeamento de redes, para a integração dos equipamentos.

A seguir citaremos todas as peças que estão presentes em nosso Diagrama de Redes:



- Recepção e Secretaria;


- Sala de Impressão;


- Cozinha;


- Sala de Informática;


- Sala do Servidor;


- Escritório do Djalma;


- Escritório do Emerson;


- Escritório do Fernando;


- Recursos Humanos;


- Banheiro;


- Circulação;


- Sala de Descanso;


- Sala de Reunião;


- Sala de Contabilidade;


A imagem a seguir é referente ao Diagrama de Redes desenvolvido pela equipe Falcon Music.



Diagrama de Caso de Uso


O Diagrama de Casos de Uso tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente. Um diagrama de Caso de Uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário. O cliente deve ver no diagrama de Casos de Uso as principais funcionalidades de seu sistema.

Através disso, a equipe Falcon Music, desenvolveu o Diagrama de Caso de Uso através do software Microsoft Office Visio 2010 Premium, com base nas funcionalidades dos sistemas e todas as tarefas que cada integrante da equipe desenvolve na empresa. 

A imagem a seguir é referente ao Diagrama de Caso de Uso, desenvolvido pela equipe Falcon Music, onde é possível constatar todas as funcionalidades, bem como as tarefas de cada integrante.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ambiente de Trabalho Falcon Music

Após nossa equipe ter tido várias reuniões para o desenvolvimento das tarefas propostas, optamos por tirar algumas fotos e trazer a tona para todos poderem ver o ambiente de trabalho da equipe, onde são desenvolvidas todas as tarefas, com muita determinação e momentos de descontração também, tendo pequenos momentos de desespero também...






































































sexta-feira, 15 de junho de 2012

Desenvolvimento do Capítulo 3

Durante os próximo dias a equipe Falcon Music, vai se deter na correção de alguns aspectos do Capítulo 2 do Relatório, e no desenvolvimento do Capítulo 3 onde serão elencados o Resumo em Português e Inglês, bem como a Conclusão e os Resultados Obtidos, onde descreveremos todas as atividades que foram desenvolvidas durante o semestre. 

Também vamos nos dedicar na conclusão dos Sistemas em C#, Delphi, Visual Studio e WinDev, sendo assim estaremos a poucos passos da total conclusão do Projeto Interdisciplinar deste semestre. 

Em breve traremos mais novidades sobre as tarefas desenvolvidas. 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Atualização da Placa de Rede no Debian

Após o término da criação e  configuração de todas as estações de trabalho, a Equipe Falcon Music, iniciou a instalação e configuração dos serviços no servidor Linux, começamos pela atualização da placa de rede.

Para isso foi necessário aplicar o comando "ifconfig" para ver a real situação da placa de rede, que em nosso caso estava desativada, após isso foi necessário usar o comando "ifconfig eth0 up" para então poder ativar a placa de rede no Debian.

Então após a placa de rede ter sido ativada, foi necessário entrar com o endereço de IP e a Máscara de Rede, através do comando "ifconfig eth0 192.168.10.253 netmask 255.255.255.0"

Feito isso foi necessário abrir o editor de texto do sistema, que é chamado de "nano" usando o seguinte comando "nano /etc/network/interfaces"

Então dentro do "nano" foi necessário digitar alguns comandos para o real funcionamento da placa de rede, que estão elencados a seguir:

- "auto lo"

- "iface lo inet loopback"

- "auto eth0"

- "iface eht0 inet static"

- "address 192.168.10.253"

- "netmask 255.255.255.0"

- "gateway 192.168.10.254"

- "network 192.168.10.0"

- "broadcast 192.168.10.255"

- "dns-nameservers 127.0.0.1

Após a inserção destes códigos foi necessário salvar e voltamos a tela inicial do sistema. A imagem a seguir traz a tona todos os comandos inseridos através do "nano".















Então após os comandos serem inseridos e salvos é necessário reiniciar o serviço para que as configurações tenham sido devidamente aplicadas, através do comando " /etc/init.d. Após ter sido reiniciado com sucesso devemos dar novamente um "ifconfig" para ver se todas as configurações foram aplicadas, como está presente na imagem a seguir.















Então se estiver tudo certo entre o Servidor e o Windows XP pode-se dar ping no Windows XP através do "CMD". 

Debian 6.0.4

Após a instalação do Windows Server 2003, a equipe Falcon Music, começou a desenvolver o servidor em Linux, da empresa.

Para isso foi necessário a instalação de uma nova estação de trabalho através do software VMware Workstation 8, que foi configurada com 1,5 GB de memória, juntamente com um HD de 60,0 GB, para então se fazer a instalação da distribuição Linux, chamada de Debian 6.0.4, que é especificamente para criação e administração de servidores.

A imagem a seguir é referente a estação de trabalho criada com as configurações mencionadas acima, e pronta para para ser feita a instalação do sistema operacional.















Então foi iniciada a instalação da distribuição, onde foram feitas as devidas configurações, desde registro e senha, particionamento do disco que foi definido como uma unidade de 62,4 GB do tipo "ext4" e o restante sendo de 2,0 GB como "swap" que seria memória virtual. Após a definição destas configurações foi iniciada a instalação do sistema básico do Debian, como podemos ver na imagem a seguir.



















Após o término da instalação do sistema básico, foi necessário definir quais serviços já seriam instalados com o sistema de início, desde interface gráfica, e serviços para o servidor, a equipe Falcon Music, optou por instalar somente os serviços básico, necessários para o funcionamento da interface, fazendo a instalação dos demais posteriormente. A imagem a seguir nos mostra claramente todas as opções e a opção que foi selecionada pela equipe, para assim finalizar a instalação da distribuição.



















Então após a finalização da instalação, foi necessário reiniciar a estação de trabalho. Para se ter acesso ao sistema, logo após reiniciado, é necessário informar o login e a senha, como podemos ver na imagem a seguir, note que não existe nenhum tipo de interface gráfica.









sexta-feira, 8 de junho de 2012

Instalação do Windows Server 2003

Após a instalação e configuração do Windows XP, a equipe Falcon Music, se deteve na instalação e configuração do Windows Server 2003 Enterprise Edition SP2 com Arquitetura de 32 Bits, para isso foi criada uma nova máquina virtual ou em breves palavras uma nova estação de trabalho através do VMware  Workstation 8, tendo as mesmas configurações do Windows XP, com memória de 1,5 GB e um HD de 60,0 GB, como podemos ver na imagem a seguir.




















Então foram seguidos todos os passos de configuração do sistema, onde foi definida a senha do "Administrador", bem como registros, partições que foram definidas como 2 partições de 30,0 GB sendo uma para o sistema operacional e softwares e outra responsável pelos Sistemas desenvolvidos, tendo ainda a partição de RAID 5 onde ficam armazenados os Backups dos arquivos,  e assim por diante, para então chegarmos na parte de configuração de Data/Hora, de Rede e chegarmos na instalação dos arquivos do Sistema Operacional em si, como podemos ver na imagem a seguir.



















Após a instalação do Windows Server 2003, foram instalados e configurados todos os softwares para proteção, monitoramento e serviços para o bom funcionamento do servidor, desde DNS, DHCP, entre outros, como é possível conferir nas postagens anteriores o passo a passo de todos os serviços. 

A imagem a seguir traz a tona a tela inicial do Windows Server 2003 Enterprise Edition SP2 com Arquitetura de 32 Bits com todos os softwares necessários instalados.















Instalação Do Windows XP

Durante algumas semanas a equipe Falcon Music, se deteve na instalação e configuração das estações de trabalho em Windows XP Professional SP3 com Arquitetura de 32 Bits, Windows Server 2003 Enterprise Edition SP2 com Arquitetura de 32 Bits e Debian 6.0.4 com Arquitetura de 32 Bits. 

Primeiramente foi instalada a estação de trabalho do Windows XP, usando como base o Windows 7 Ultimate de Arquitetura 64 Bits juntamente com o software VMware Workstation 8, para assim poder instalar o Windows XP e fazer a "Virtualização" que se resume em poder usar 2 ou mais sistemas no mesmo tempo, em um mesmo desktop. 

Então foi configurado uma estação de trabalho para o Windows XP com 1,5GB de memória RAM, bem como um HD de 60,0 GB, para a instalação dos programas necessários. Como podemos ver na imagem a seguir, que foi tirada antes do começo da instalação.




















Então a instalação do Windows XP foi iniciada, e foram seguidos os passos padrões como aceitar os termos, definir as partições que neste caso foi mantida somente uma, definição de registro e senhas e chegamos na parte onde todos os arquivos estão sendo instalados e configurados, como podemos ver na imagem a seguir.



















Após a instalação ter sido concluída então foi necessário fazer a instalação e  configuração de todos os softwares necessários para o uso geral na empresa, desde antivírus, softwares de backup e de linguagens de programação e banco de dados, também foi aplicado um skin e papel de parede para uma melhor convivência com o sistema em si, como podemos notar na imagem a seguir que traz a tona a tela inicial do Windows XP com todas as configurações aplicadas.


Backup

Durante a última semana a equipe Falcon Music, finalizou toda a parte de Redes, na parte referente do Windows, fazendo a ultima tarefa, que foi o "Backup".

Para isso foi criada uma pasta para o Backup dentro da partição onde foi feito o RAID 5, anteriormente, então após a pasta ser criada, foi implantado o Backup  através das "Ferramentas Administrativas" e foram seguidos todos os passos para a conclusão desta tarefa, enquanto estava ocorrendo a instalação foi necessário escolher quais os arquivos que seria feito o Backup.

No final da instalação foi possível fazer o Agendamento do Backup, onde a equipe escolheu que diariamente as 0:00 será feito o Backup dos Sistemas da Empresa Falcon Music.

A figura abaixo traz a tona um "Backup" experimental feito dos arquivos do próprio sistema do Windows Server 2003, que posteriormente será substituído pelos Backups dos Sistemas da Empresa.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Entrega do Capítulo 2

Durante os últimos dias a equipe Falcon Music se deteve no desenvolvimento do Capítulo 2 do Projeto Interdisciplinar, onde elencado toda a Fundamentação Teórica, onde temos que definir sobre próprias palavras sobre todas a definições pesquisadas, fazendo assim em embasamento. Podendo fazer a inserção de imagens ou quadros para um melhor entendimento. Também foi elencado a lista de figuras, lista de quadros, lista de siglas, agradecimentos e epígrafe. 

A entrega do Capítulo 2 foi feita através de e-mail durante o dia 01 de Junho de 2012, pela equipe Falcon Music.

Durante os próximas dias traremos mais novidades sobre o desenvolvimento das tarefas, bem como sob o Capítulo 3, onde vamos elencar todas as tarefas desenvolvidas.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Terminal Service

Terminal Services, é um dos componentes do Microsoft Windows que permite a um utilizador o acesso a informação e programas num computador remoto através de uma ligação de rede.

Terminal Services é uma implementação da Microsoft de computação de Thin  client, onde aplicações do Microsoft Windows, ou mesmo o Ambiente de Trabalho inteiro de um computador ficam acessíveis a um cliente remoto. O cliente pode ser qualquer computador, correndo qualquer Sistema operativo desde que o protocolo de Terminal Services seja suportado.

Na empresa Falcon Music, somente a parte da "DIRETORIA" e "INFORMATICA" terão acesso remoto via terminal service.

A imagem abaixo é referente a parte de Diretivas de Segurança, onde foram implementadas essas regras para somente usuários selecionados terem acesso via Terminal Service.


 















Para acesso via terminal service na estação de trabalho é necessário ir na aba de "Conexão da Área de Trabalho Remota" e inserir o IP do servidor para ter acesso ao mesmo remotamente e posteriormente fazer o logon no servidor da empresa.

A imagem a seguir é referente a tela de acesso remoto da estação de trabalho com o IP do servidor inserido.


FTP e IIS

FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.

Desta maneira a equipe Falcon Music usará o FTP para elencar os sites dos sistemas Web desenvolvidos em C# e PHP.

Já o IIS mais propriamente dito (Internet Information Services - Serviços de Informações da Internet) é um recurso do próprio Windows capaz de criar um servidor local com suporte a ASP (Active Server Pages) e ASP.NET, além de outros recursos.

Com ele também é possível criar páginas em HTML dinâmicas, estes dois serviços serão necessários para o total desenvolvimento e publicação na Web, de nossos sistemas em C# e PHP.

A imagem a seguir é referente ao IIS e FTP configurados no servidor da empresa Falcon Music.






DNS

O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:



Examinar e atualizar seu banco de dados.

Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).

O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado. Num sistema livre o serviço é implementado pelo software BIND. Esse serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário.

Este serviço facilita a vida do usuário pois, transforma o endereço de IP de um site por exemplo em um nome, ou vice versa.
A imagem abaixo é referente ao DNS instalado e configurado no servidor da empresa Falcon Music.


















Para a finalização da configuração deste serviço é necessário ainda fazer a criação de "Zonas" que sao um grupo de DNS em um mesmo domínio. Este passo postaremos em detalhes quando estiver concluído pela equipe Falcon Music.

Aguardem...

DHCP

DHCP é a sigla para Dynamic Host Configuration Protocol. Trata-se de um protocolo utilizado em redes de computadores que permite a estes obterem um endereço IP automaticamente.

Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma:

Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com um pedido DHCP.

Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios) com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS.

O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.

Através disto a equipe Falcon Music, configurou o DHCP, no servidor da empresa, podendo assim distribuir os IPs automáticos para as devidas estações de trabalhos dos usuários da empresa. No conteúdo do DHCP está descrito o IP do servidor, juntamente com o domínio e nome do servidor criado, ambos em execução.

A imagem a seguir é referente ao DHCP instalado no Windows Server 2003 Enterprise Edition SP2 ou seja o servidor da empresa.