quinta-feira, 5 de julho de 2012

Samba

A finalidade do serviço Samba é permitir que estações Linux e Windows, em uma rede, compartilhem recursos entre si. Através do Samba, o Linux pode servir clientes Windows, tornando-se:
  • Servidor de arquivos;
  • Servidor de impressão;
  • Servidor de autenticação e autorização;
  • Servidor de nomes Windows.
Então para isso a equipe Falcon Music optou fazer a instalação e configuração deste serviço no servidor da empresa.

- Para isso primeiramente é necessário fazer a instalação do serviço através do seguinte comando: "apt-get install samba"

- Após a instalação do mesmo, é necessário acessar o diretório "etc" estando como usário "root" devemo ir até o diretório com o comando: "cd /etc". Então devemos acessar o diretório do Samba através do comando: "cd samba".

- Por questões de segurança optamos por fazer um backup do arquivo "smb.conf" para assim não ter nenhum risco de perdas. Para isso usamos o seguinte comando: "cp smb.conf smb.conf.bkp".

- Então depois do backup ter sido finalizado devemos abrir o arquivo "smb.conf" através do editor de textos com o comando: "nano smb.conf".

- Neste arquivo devemos ir a guia "Authentication" e tirar o comentário "#" do "Security" e colocar escrito "share". Como podemos ver na imagem a seguir.
















- Então após esta alteração ter sido efetuada, devemos ir ao final deste arquivo e inserir algun códigos:

- [publico]

- path = /publico

- guest ok = yes

- browse able = yes

- writeable = yes

- public = yes

- directory mask = 0777

- creat mask = 0777

- guest = yes

- Após os códigos serem inseridos, devemos salvar o arquivo pressionando "Ctrl O" e fecha-lo pressionando "Ctrl X". A imagem a seguir é referente aos códigos inseridos no arquivo, momentos antes de ser salvo.
















- Então após o arquivo ter sido fechado, devemos criar uma pasta no servidor chamada de "publico" através do seguinte comando: "mkdir /publico". Consequentemente devemos dar permissão a esta pasta através do comando: "chmod 777 /publico". Então após isso devemos reiniciar o Samba para que as novas configurações sejam aplicadas, para isso devemos inserir o seguinte comando: "service samba restart".

- Para executar este serviço, devemos ir para a estação de trabalho do Windows XP e na guia superior do Meu Computador, digitar o IP do servidor Linux, para assim poder acessar a pasta "publico" que foi criada anteriormente, como podemos ver na imagem a seguir.

- Então após isso devemos abrir novamente o arquivo "smb.conf" e digitar mais alguns códigos:

- [www]

- path = /www

- guest ok = yes

- browse able = yes

- writeable = yes

- public = yes

- directory mask = 0777

- creat mask = 0777

- guest = yes

- Após os códigos serem inseridos, devemos salvar o arquivo pressionando "Ctrl O" e fecha-lo pressionando "Ctrl X". A imagem a seguir é referente aos códigos inseridos no arquivo, momentos antes de ser salvo.















- Então após o arquivo ter sido fechado, devemos criar uma pasta no servidor chamada de "www" através do seguinte comando: "mkdir /www". Consequentemente devemos dar permissão a esta pasta através do comando: "chmod 777 /www". Então após isso devemos reiniciar o Samba para que as novas configurações sejam aplicadas, para isso devemos inserir o seguinte comando: "service samba restart".

- Para executar este serviço, devemos ir para a estação de trabalho do Windows XP e na guia superior do Meu Computador, digitar o IP do servidor Linux, para assim poder acessar a pasta "www" que foi criada anteriormente, como podemos ver na imagem a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário